Na madrugada deste domingo (15/09), morreu no Hospital Samaritano na capital paulista, o famoso cantor português, que fez muito sucesso no Brasil, Roberto Leal. Ele era autor de sucessos como Bate o Pé e Arrebita, que inclusive foi parodiado pelos Mamonas Assassinas.
O cantor sofria com câncer de pele e acabou sendo vítima deste mal. A informação além de sair no Brasil, foi também publicada pelo jornal lusitano “O Público” e confirmada pelo político patrício José Cesário, que era um grande amigo do artista.
O político chegou a publicar em sua rede social Facebook a seguinte mensagem:
“Hoje acordamos com um enorme choque. O nosso amigo, grande Português no Brasil e no Mundo, António Joaquim Fernandes, o grande Roberto Leal, acabou de falecer. A tristeza é enorme! Portugal e o Brasil estão de luto.”
Mais um ator de “Um maluco no Pedaço” faleceu.
Morte de Roberto Leal
O cantor português nasceu em 1951, na aldeia de Vale da Porca, uma região localizada ao norte de Portugal. Ele veio para o Brasil aos 11 anos, chegando até a cidade de São Paulo, devidamente acompanhado por seus pais e outros nove irmãos.
Ao longo dos anos no país, o cantor chegou a trabalhar como vendedor e sapateiro, só então deu início a sua carreira artística nos anos 70.
Foram quase 50 anos de carreira, com sucessos como a música Bate pé e Arrebita, que foram parodiadas pelos Mamonas Assassinas na música Vira Vira. Seu nicho musical era popular e romântico. Com seus grandes sucessos ele chegou a vender mais de 15 milhões de discos.
Ao longo de sua carreira ele chegou a ganhar 30 discos de outro, cinco de platina e dois álbuns de diamante.
Leal era famoso no Brasil e em Portugal.
Ele mesmo havia anunciado em janeiro que estava lutando contra um câncer de pele, chamado de melanoma. Seu tratamento estava indo bem, mas ele foi internado na última terça-feira, após um dos medicamentos lhe causar uma reação alérgica.
Ficam enlutados três filhos e sua mulher.
Um dos filhos de Roberto Leal é o músico e produtor Rodrigo Leal.