Morreu às 10h desta segunda-feira, 20, em Faxinal do Soturno, o professor e cientista italiano Antonio Meneghetti, 77 anos. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória no Hospital de Faxinal de Caridade São Roque, no município da Quarta Colônia, onde estava internado desde o último sábado. O corpo será cremado em cerimônia privada, em São Paulo.
Nascido em 9 de março de 1936 em Avezzano, região central da Itália, Meneghetti ganhou fama com um importante empreendedor. Ele criou a ciência ontopsicológica, que analisa a atividade psíquica do homem.
A partir de seu trabalho como cientista, veio para o Brasil na década de 1980. Uma das sua mais importantes obras no país foi a criação, em 1988, do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, em São João do Polêsine, também na Quarta Colônia. O recanto erguido pelo professor e cientista fica em meio a uma verde e bela paisagem. Ele foi, ainda, o fundador da Antonio Meneghetti Faculdade, em Restinga Seca, onde são oferecidos cursos de Administração, Direito e Sistemas de Informação.
A direção da faculdade suspendeu as aulas nesta segunda, 20, e terça-feira, 21.
Dada a sua importância para a região, especialmente São João do Polêsine, Meneghetti foi homenageado como cidadão honorário do município. A prefeita Valserina Gassen decretou luto oficial de três dias.
O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, lamentou a morte do professor e empreendedor. “Professor Antônio Meneghetti, ao escolher a nossa região como referência para suas atividades empreendedoras, creditou-se ao nosso reconhecimento. Todos perdemos muito, mas a sua obra notável ficará indelevelmente marcada”, diz o prefeito.
Meneghetti foi autor de 50 obras que foram traduzidas para o inglês, francês, alemão, português, russo, espanhol, letão e chinês.