Já tem algum tempo que o INSS está realizando mudanças em seu ambiente online, justamente para facilitar o acesso dos beneficiários aos mais variados serviços, sem que haja a necessidade de ter que ir pessoalmente as agências e esperar horas nas filas.
Além dos investimentos no Meu INSS, o instituto vem investindo também na central telefônica 135.
Mas ao longo dos últimos meses o Instituto Nacional do Seguro Social tem facilitado também a linguagem utilizada nestas plataformas. Muitas mudanças estão sendo feitas com base em pesquisas populares, com a finalidade de deixar o sistema online cada vez mais acessível.
Muitas nomenclaturas dos serviços estão mudando, onde um exemplo é que até pouco tempo atrás no Meu INSS existia um menu “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”, isso acabava confundindo alguns beneficiários e ele foi mudado para apenas “Resultado de Perícia”.
Novo pente fino do INSS cancela mais de 250 mil benefícios irregulares.
Outra nomenclatura muito importante do Meu INSS que teve mudança foi o menu “Calculadora”, muitos se perguntavam “Calculadora de quê?”, agora o menu se chama “Simulação de Aposentadoria” e isso tem deixado ainda mais claro e objetivo o sistema.
Nomenclaturas
Além de poder oferecer praticamente todos os serviços presenciais de forma online, o INSS vem buscando transformar palavras “difíceis” em algo que seja compreensível por uma grande parcela da população.
O desafio está justamente em encontrar palavras que significam a mesma coisa em todas as regiões do país pois há uma grande variedade de palavras com um mesmo significado.
Um dos menus que tinha “problema” era o Holerite dos benefícios. Em muitas regiões o documento que consta os valores de pagamento se chama holerite, em outras contracheque ou folha de pagamento. No INSS era usado “Contracheque” até pouco tempo atrás, mas agora para facilitar a compreensão, o termo foi mudado para “Extrato de Pagamento de Benefício”.
Era da automação
Outra mudança importante nos canais de atendimento do INSS é a redução de “humanos”. Eles estão lá, mas só irão resolver casos que realmente precisam de uma atenção toda especial. Hoje grande parte das dúvidas e solicitações são resolvidas de forma eletrônica.
No 135, por exemplo, houve uma redução de 25% no atendimento humano, onde ao obter respostas e realizar solicitações automaticamente, fez com que o tempo de espera no atendimento fosse reduzido de 11 minutos para uma média de 3 minutos.
Podemos esperar muitas outras mudanças para facilitar o acesso nos próximos meses.