Ainda há agências do INSS fechadas. O caso é encontrado na Região Serrana do Rio de Janeiro. O atendimento presencial do INSS foi retomado em 14 de setembro em todo o território nacional e foram mais de 600 agências que foram abertas pelo Brasil, numa retomada que é considerada como gradual, para os seus beneficiários.
O que diz o INSS
O órgão informa que está trabalhando, para que seja disponibilizado o atendimento presencial, nessas agências. Inclusive das encontradas da Região Serrana, do Rio de Janeiro e o mais rápido possível. Nessa região o atendimento é feito á distância, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
O ofício enviado pelo MPF
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), foi enviado um ofício para a Gerência Executiva do INSS em Petrópolis, pedindo que fossem enviadas informações sobre o retorno do atendimento que é presencial nas agências, que são dos municípios de: Nova Friburgo, Teresópolis, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro e em São José do Vale do Rio Preto.
No ofício também foi questionado sobre a adoção que é de medidas sanitárias, que são necessárias para serem implantadas nas agências e em virtude do novo Coronavírus. Algumas dessas medidas são bem comuns, que é o de evitar aglomerações, com somente os segurados do INSS e com hora marcada, pelo aplicativo ou o 135 é que poderão adentrar as dependências de uma agência.
O segurado deve manter o distanciamento social seguro entre as demais pessoas, percebendo uma demarcação que se encontra no solo e nas cadeiras de uma agência do INSS, com o uso obrigatório de máscaras. O segurado também terá aferido a sua temperatura, por um agente de segurança, numa agência.