A força-tarefa criada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para combater a ação das milícias está a todo o vapor. Nessa sexta-feira (16), o grupo deu início a mais uma ação contra os criminosos. Dessa vez a ação foi em Nova Iguaçu.
Segundo se apurou, a equipe visa braços financeiros da organização criminosa que tem agido na baixada fluminense. A ideia é asfixiar e interromper o fluxo de renda dos criminosos, que arrecadam por meio de atividade comerciais e serviços ilegais.
A ação de ontem
Na ação de ontem a Polícia Civil conseguiu prender 17 pessoas ligadas às Milícias. Nos últimos dois dias, em razão das incursões feitas, outros 17 milicianos acabaram mortos. Isso em diversas partes da cidade, que tem sofrido com a ação dos criminosos.
Na ação de ontem o alvo foi o braço da milícia comandado por Wellington da Silva Braga. Ele, comumente, age na zona oeste do Rio, no entanto está buscando expandir suas ações para a baixada fluminense.
Uma farmácia que servia como ponto de lavagem de dinheiro para Milícia foi interditada. Eles também vendiam remédios controlados, sem autorização, e anabolizantes. Outros comerciantes, que atuam com produtos piratas, também foram apreendidos.
A Polícia ainda apura a cobrança ilegal feita pelos milicianos com centrais de TV a cabo. Além disso, segundo consta, eles estariam armazenando, irregularmente, botijões de gás e galões de água.
A ação da quarta-feira
Na quarta-feira (14), uma outra ação da força-tarefa já havia deixado cinco mortos em Nova Iguaçu. Na ocasião foram apreendidas diversas armas e munições, além de equipamentos de comunicação.
A operação teve inicio após a Secretaria de Inteligência informar que haveria uma reunião de milicianos no local. Assim que a Polícia chegou, os bandidos começaram a atirar.
Outras ações virão
As ações no Rio de Janeiro contra as milícias se intensificaram em razão das eleições. Dois candidatos a vereador foram mortos em menos de 15 dias e apura-se a participação dos milicianos.
Para garantir que o pleito eleitoral não seja contaminado, a Polícia tem atuado forte contra as milícias.