Segurados que aguardam com ansiedade a reabertura das agências do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, tiveram uma boa notícia esta semana. As agências físicas do Órgão devem voltar a abrir as portas para o atendimento ao público a partir de 03 de agosto.
A abertura estava prevista para antes, mas a Portaria Conjunta nº 27, do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia decidiu por adiar a reabertura das unidades. Enquanto isso, os segurados que precisam de algum serviço do Órgão podem contar com canais remotos de atendimento, como o telefone 135 e o aplicativo Meu INSS.
Abertura não será total
Ainda que o governo federal esteja patinando e não haja um consenso geral sobre como se dará a retomada de serviços em seus vários Órgãos, o INSS parece já ter um plano traçado.
Quando reabrirem, as agências atuarão em regime diferenciado de atendimento, apenas por seis horas contínuas. Além disso, para evitar aglomerações, nos primeiros dias serão atendidos apenas aqueles segurados que agendaram o atendimento por meio de um dos canais remotos que o órgão dispõe.
Há ainda uma preocupação em tratar diferentemente cada uma das 1.525 agências espalhadas pelo país. Serão levadas em consideração as condições de saúde e de propagação do novo coronavírus, sempre pensando na manutenção da saúde dos segurados.
Canais remotos de atendimento
Enquanto a reabertura das agências físicas não acontece, os segurados podem se utilizar dos canais remotos de atendimento disponíveis. Muitas solicitações podem ser feitas tanto pela Central Telefônica 135, que funciona das 7h às 22h, de segunda à sábado, e pelo aplicativo Meu INSS, em tempo integral.
Na última quarta-feira (15), inclusive, o INSS começou a entrar em contato com os segurados por meio desses canais, sanando dúvidas e informando exigências para que requerimentos que já estão no Órgão tenham o andamento necessário.
O ideal é baixar o aplicativo Meu INSS e ficar atento às notificações. Ligações telefônicas e mensagens SMS também serão adotadas. Talvez, o problema possa ser resolvido sem a necessidade de uma agência física.