Para sentir uma paz que é desejada, não é necessário ter um olhar sempre para fora. O nosso corpo e seus neurotransmissores podem nos ajudar nesse quesito. Ao pensar em paz, pensamos logo em um lugar que é tranquilo, relaxado, num ambiente que é de generosidade e de amizade. Não é um cenário utópico e isso não significa que seja possível de ser alcançado.
Na nossa vida real, os níveis de cortisol são elevados e por causa de uma quantidade que é de estresse, que todos nós temos e que pode ser encontrada em nosso corpo em maior ou menor grau. As glândulas suprarrenais trabalham na tentativa de nos adaptarmos aos caos que é implicado pelos múltiplos estímulos que temos no ambiente, ao qual somos submetidos.
O título de hormônio da paz
A serotonina é denominada como um neurotransmissor que é produzido no sistema nervoso central e também em algumas células, que são no trato gastrointestinal. Esse neurotransmissor é com muitas funções, que em sua grande maioria estão relacionadas à paz, ao bem-estar e a tranquilidade. Por isso levou o título de ´´hormônio da paz`´.
A serotonina também poderia levar o Prémio de Nobel da Paz, por desempenhar um papel que é muito importante na inibição da raiva e na supressão da agressividade. É uma substância que coloca um pano frio no calor que é causado pela sensação que é de raiva.
Ela também é a responsável por intervir juntamente com outros neurotransmissores, que também são bem conhecidos, tais como a dopamina e a noradrenalina, que possuem uma relação com angústia, ansiedade, medo, agressividade, tem relações também com os problemas que são alimentares e aos vícios. Uma baixa serotonina é observada em pessoas com dificuldade de aprender, falta de memória e em um descontrole em sua alimentação.