Os ganhadores do Prêmio Nobel de 2020 foram: Harvey J, Michael Houghton e Charles M.Rice. O anúncio foi feito pela Academia Sueca e nesta segunda-feira (dia 5). A descoberta foi a do vírus da hepatite C, que pode causar uma inflamação no fígado, que também pode se tornar crônica, causar câncer, numa doença que é transmitida pelo sangue ou por fluídos corporais.
A doença é considerada como um problema que é mundial de saúde. Todos os vencedores irão dividir em partes iguais, o valor que é de R$ 10 milhões de coroas suecas, o que é cerca de R$ 6,3 milhões. Contudo, a maior parte dos casos de hepatite está entre as pessoas que tenham mais de 40 anos, diz o Ministério da Saúde. Uma doença muito encontrada nas regiões sul e sudeste.
Os estudos
Pelo virologista americano, Harvey J.Alter, de 85 anos, que é de hepatite associada a transfusões sanguíneas, demonstraram que, um vírus então desconhecido era uma causa muito comum de hepatite crônica. Ele é um pesquisador do National Institutes of Health (NIH), localizado nos Estados Unidos.
Michael Houghton é um virologista britânico, que utilizou de uma estratégia que é não testada para isolar o genoma do novo vírus, que também passou a ser conhecido como o vírus da hepatite C. Ele é um Diretor do Instituto de Virologia Aplicada da Universidade de Alberta, que fica situada no Canadá.
O Charles M.Rice, é um virologista americano, com 68 anos de idade, que deu uma evidência final, ao mostrar que esse vírus, que é o da hepatite C, podia sozinho causar a doença. Ele é um Professor de virologia na Universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos.
O secretário do comitê do Nobel, o Thomas Perlmann, disse que conseguiu falar com os dois vencedores, que eram o Harvey Alter e o Charles M. Rice, que disse que esses dois vencedores, ficaram muito animados. Por outro lado, a láurea em Medicina é denominada sempre a primeira a ser anunciada. Os prémios em Física, Química, Literatura e Paz, serão entregues ao longo da semana.