As Olimpíadas Culinárias 2020 chegaram ao fim e como destaque tivemos características orientais e também de sustentabilidade. A equipe chinesa de culinária levou a medalha de ouro na Live Carving” na 25ª IKA / Culinary Olympics, hoje a principal competição culinária do mundo.
A competição terminou nesta quarta-feira (19/02), onde estava sendo realizada na Alemanha.
A equipe da China levou medalha de prata na categoria “Restaurante das Nações”, onde competia na realização de um jantar com três pratos. Já na categoria “Mesa do Chef” que consiste em um jantar de sete pratos, acabou levando medalha de bronze.
Medalha de ouro
A China ganhou medalha de ouro na Alemanha, com a produção de uma figura icônica chamada Apsara, encontrada nos murais das Grutas de Mogao, um patrimônio mundial da UNESCO que tem mais de 1600 anos localizada em Dunhuang, província de Gansu, no noroeste da China.
Foi usado abóbora, rabanete e cenouras em uma obra de escultura feita por Han Xiaohui, representando uma bela dama oriental.
A equipe nacional além do trabalho manual também cumpriu os conceitos de proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável na competição, através da seleção de ingredientes crus e o processo de cozimento. Havia até um treinador da equipe chamado de Li Tong, que hoje é chef executivo da Unilever Food Solutions.
A culinária chinesa utilizada permite que os mesmos ingredientes e outros itens da escultura possam ser processados de maneiras diferentes, onde a taxa de desperdício acabou ficando menor do que 5%.
“Respeito dos chefs chineses pela comida mostram o charme único da culinária oriental”, disse Li Tong.
Organizadores das Olimpíadas de 2020 refutam cancelamento por coronavírus.
Equipe de ouro da China
A China Cuisine Association e Unilever Food foram os responsáveis por selecionar os 22 chefs na equipe nacional chinesa. Seu foco principal era a combinação da essência da culinária tradicional chinesa com técnicas avançadas da culinária internacional.
Todo o gerenciamento e apresentação combinados, mostram as vantagens de uma diversificação da culinária chinesa.
Olimpíadas de Culinária
A Olimíada de Culinária existe desde 1900 e é realizada a cada quatro anos desde 1956 na Alemanha. A muitos anos é uma das mais influentes e famosas competições internacionais de artes culinárias do mundo.
Todas as competições reúnem cerca de 2 mil chefs e 100 equipes do mundo todo, que mostram seus dotes nos seis dias de evento.