Na noite deste domingo (09/06) um ônibus de turismo que descia a Serra entre Floriano Rodrigues Pinheiro e Campos do Jordão, ambos em São Paulo, acabou perdendo o freio e causando um terrível acidente que veio a deixar cinquenta e um feridos e dez mortos, dos quais cinco eram mulheres, três homens e duas crianças.
Pessoas que sobreviveram ao acidente relataram que o ônibus estava desgovernado e que veio engavetando todos os carros que estavam a sua frente durante a descida. O veículo transportava moradores da região sul do estado, voltando de uma excursão de um dia em Campos do Jordão. O passeio era uma viagem antecipada em comemoração ao Dia dos Namorados.
Duas das vítimas fatais estavam em um dos carros que foram atingidos pelo ônibus e o restante estaria dentro do transporte.
Os bombeiros foram acionados por volva das 21h30 deste domingo, onde chegaram próximos a um dos túneis da rodovia que da acesso a Santo Antônio do Pinhal, no quilômetro 31,6. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), chegou rapidamente ao local e já iniciou os trabalhos de transporte das vítimas e todo o socorro emergencial.
As vítimas mais graves foram levadas ao Hospital Regional de Taubaté, cerca de 16 feridos. Três deles já receberam alta e os outros todos permanecem em estado grave, correndo inclusive risco de morte. O restante das vítimas com menos gravidade foram atendidas no pronto-socorro de Campos do Jordão e na Santa Casa de Pindamonhangaba.
Toda a rodovia foi interditada e somente após as 6h da manhã desta segunda-feira (10/06) é que ela voltou a operar normalmente.
Brasil Santana
A empresa Brasil Santana, responsável pelo coletivo foi procurada mas até o momento não se manifestou sobre o caso. A empresa é de Praia Grande e o seu veículo que transportava pelo menos 30 passageiros estava realizando o transporte de uma excursão de volta para a cidade de Cubatão.
Testemunhas relatam que o transporte estava aparentemente sem freio, descendo desgovernado pela serra, onde veio a atingir uma moto e outros cinco carros.