Os diretores do quadro Quem Quer Ser Um Milionário?, um dos preferidos do público do Caldeirão do Huck, estão sendo acusados de discriminação contra um deficiente visual no ano de 2018. O relato veio de Marcos Lima, que é o deficiente em questão e que participou do quadro e ficou bem desconfortável por causa do que ocorreu nos bastidores.
De acordo com o que ele contou, alguns produtores do quadro pediram para que ele usasse óculos escuros em vez de deixar a sua deficiência à mostra para o público enquanto estivesse no palco. Para Marcos Lima, o motivo teria sido a aparência de seu olho, que não ficaria “bonita o suficiente” na televisão.
Já a justificativa dos produtores naquele momento foi diferente: eles disseram a Marcos que deixar a sua deficiência à mostra seria uma forma de fazer com que as pessoas se sensibilizassem, o que causaria mal-estar para o programa, pois pareceria “apelação”.
O relato completo do deficiente está no canal “Histórias de Cego”, que pode ser acessado no Youtube.
De acordo com Marcos, a situação acabou sendo benéfica para ele, embora muito desagradável no momento. Isso porque ele conseguiu refletir sobre diversos aspectos relacionados à forma como a sociedade lida com as pessoas deficientes e sobre como é preciso abrir ainda mais espaços na mídia para que a deficiência visual, além das outras, não tenha necessidade de ser escondida.
Vale salientar que o participante deixou claro que a manifestação de preconceito não partiu do apresentador Luciano Huck, que foi muito agradável e respeitoso com ele o tempo inteiro. Além disso, Marcos também não atribui o preconceito contra a aparência dos seus olhos aos produtores do quadro: para o participante, eles mesmos estavam bem constrangidos.
Até o momento, o apresentador Luciano Huck não fez nenhuma declaração a respeito do que Marcos Lima revelou no canal do Youtube e também não há qualquer nota da Rede Globo ou dos produtores do programa dando suas versões.