Durante essa semana, o prefeito de Itajaí, localizado em Santa Catarina, deu a sugestão de uso de ozonioterapia para tratar a COVID-19. Para a sua realização, será necessário aplicar ozônio no ânus dos pacientes, coisa que logo virou motivo de piada no país inteiro.
Volnei Morastoni reforçou que a ozonioterapia tem benefícios, mas isso não foi confirmado pelos especialistas. Na verdade, diversos médicos foram consultados a esse respeito depois da declaração do prefeito catarinense e todos falaram o mesmo.
É verdade que a ozonioterapia tem a sua funcionalidade, inclusive na renovação das células. No entanto, não se tem nenhuma prova de que esse tratamento faça bem a quem contraiu coronavírus, mesmo nos casos dos sintomas mais leves.
Ainda de acordo com os especialistas, estudos ainda devem ser realizados a respeito da possível relação entre cura da COVID-19 e a utilização da ozonioterapia, em especial aplicada no ânus.
Presidente Bolsonaro reprova e faz piada
Ao encontrar alguns apoiadores, que sempre estão próximos ao Palácio do Planalto, ele comentou que Santa Catarina “estava mal”, citando depois do tratamento da ozonioterapia.
O tom que o presidente utilizou foi o de piada e foi acompanhado pelos apoiadores que chegaram a dizer que a aplicação de ozônio no ânus seria disponibilizada apenas para os moradores de Itajaí.
Ainda falando sobre coronavírus, cabe recordar que Bolsonaro foi diagnosticado com a doença e, de acordo com ele, o seu tratamento se baseou em cloroquina. Foram necessárias três semanas para a sua recuperação, com a realização de três testes até que fosse declarada a sua cura.
Poucos dias depois, ele precisou fazer exames por causa de um mal-estar respiratório e ficou constatado que ele tinha uma infecção pulmonar. De acordo com o presidente, ele ficou muito tempo em isolamento por causa do diagnóstico e, por causa disso, teria ficado “mofado”.
Durante o seu tratamento com cloroquina, fontes afirmaram que ele fazia acompanhamento cardíaco diariamente para evitar efeitos colaterais típicos do remédio, como a arritmia.