Os advogados de defesa de Joseph DeAngelo, de 74 anos, escreveram uma moção de defesa na tentativa de negociar a sua vida. DeAngelo é suspeito de ter cometido um assassinato no Golden State.
Ele está condenado a pena de morte e para se “safar” desta consequência está disposto a assumir culpa de outros 13 assassinatos.
Na moção os advogados escreveram o seguinte:
“O Sr. DeAngelo tem 74 anos. Ele se ofereceu para aceitar as acusações com uma sentença vitalícia”.
Porém os promotores da corte estão querendo a pena de morte de Joseph, mesmo diante das ordens do governador da Califórnia, Gavin Newsom, de evitarem ao máximo esse tipo de condenação.
A última vez que a Califórnia executou alguém foi em 2006. Desde então há mais de 700 presos no corredor da morte.
Homofobia é crime? Caso será votado esta semana de maio no STF.
Serial Killer e técnica avançada
De Angelo é acusado de 13 assassinatos, diversos sequestros e ameaças. Ele era um ex-policial e acabou sendo preso nos arredores do Condado de Sacramento, no mês de abril de 2018.
Durante a investigação foi utilizado um sistema de sequenciamento genético. Os investigadores através do DNA da cena do crime, cruza os dados com o dos familiares, para então chegar no culpado.
O governo tem um banco de dados genético e muitos acabam enviando amostras de DNA para fazer uma pesquisa sobre a sua história familiar, contribuindo para o governo mesmo sem autorização.
Na totalidade DeAngelo foi associado a 13 assassinatos, 45 agressões sexuais e mais de 120 roubos nas regiões de Sacramento ao Condado de Orange, no sul da Califórnia, entre 1976 e 1986.
Técnica avançada
Esse tipo de pesquisa desenvolvida está cada vez mais sendo usada pela polícia americana. Após a prisão de DeAngelo diversas outras agências americanas de polícia, começaram a resolver outros crimes violentos que até então não tinham solução.
Mas esta técnica vem gerando uma preocupação entre os defensores da privacidade, genealogistas e especialistas em direito, pois não sabem até que ponto a polícia e o FBI estão fazendo uso deste banco de dados.
O assassino do Golden State foi um dos maiores crimes não solucionados dos EUA nos últimos 40 anos.
Execução cara
Um julgamento por pena de morte, em decorrência de uma longa audiência preliminar, pode custar aos contribuintes mais de 15 milhões de dólares.
Com relação a assumir a culpa, o defensor público de Sacramento, responsável por representar DeAngelo, examinou as famílias das vítimas para verificar a possibilidade deles aceitarem um acordo judicial.