Um homem chamou a atenção na Malásia por um ato no qual, talvez, pouca gente tenha pensado em meio a pandemia. Mustakin Kumar Abdullah Sooria percebeu que as crianças estavam utilizando os playgrounds e decidiu que era hora de limpá-lo, sozinho.
Munido com um balde com água e sabão e uma pequena esponja, Mustakin se dedicou a limpeza de cada um dos brinquedos que compõem o playground público, até deixa-los completamente higienizados e seguros.
Descaso
Desde que a pandemia da Covid-19, o playground do bairro ainda não havia sido higienizado uma vez sequer. Com o grande fluxo de crianças no local, Mustakin entendeu que era uma boa hora para fazer uma limpeza efetiva.
Uma das formas de transmissão da covid-19 é pelo toque das mãos em um local contaminado por secreções. No caso das crianças, os cuidados precisam ser ainda maiores, pois muitas delas são assintomáticas.
Segundo se apurou, o playground que fica no subúrbio da cidade de Bukit Jelutong, em Selangor, nunca havia recebido qualquer cuidado no sentido de prevenir a transmissão do vírus, mas mesmo assim estava aberto e sendo utilizado normalmente pelas crianças.
Voluntariado
Indagado sobre a ação, Mustakin afirmou que fez tudo de forma voluntária e que sua intenção era a de conscientizar os moradores da região sobre a necessidade de não subestimar o coronavírus.
Além disso, ele demonstrou outro desejo, o de que a doença não se espalhasse entre as crianças. Por fim, deixou um incentivo as outras pessoas, dizendo que o trabalho é fácil e que é preciso apenas de água, sabão e uma esponja.
Reconhecimento
Nas redes sociais, após a ação de Mustakin viralizar, os comentários começaram a surgir. Uma pequena parte dos comentários criticou a atitude do homem e achou que ela foi desnecessária.
A grande maioria dos internautas, entretanto, deixou palavras de apoio e parabenizou Mustakin pela atitude. Os comentários, inclusive, foram feitas em várias línguas, vez que o exemplo atingiu o mundo todo.
Mustakin disse que continuará limpando o playground enquanto for necessário e espera que mais pessoas possam ajudar.