A aguardada reabertura das agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ocorreu hoje (14) em parte do país; alguns Estados solicitaram na Justiça que as unidades da previdência social em seu território continuassem fechadas como forma de evitar a propagação do coronavírus.
Naquelas que realmente receberam o público hoje, porém, houve uma surpresa: a não-realização de perícias porque os médicos peritos não compareceram às unidades. No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, nem mesmo as pessoas que tinham feito o seu agendamento de perícia (de cunho obrigatório para certos benefícios) pelo site ou aplicativo foram avaliadas.
Além disso, a situação foi mais dramática em Curitiba: apesar das notícias de que as unidades da previdência social voltariam a funcionar, os cidadãos as encontraram fechadas. Na verdade, muitos fizeram filas quilométricas antes do horário de abertura e foram avisados depois que não haveria nenhum atendimento.
Na Bahia, a situação das perícias médicas foi a mesma que a relatada no Rio de Janeiro: por falta de peritos, o INSS realizou apenas outros atendimentos, como a entrega de documentos para pedido de benefícios.
Vale destacar que as unidades da previdência estavam com as suas portas fechadas desde abril por causa da elevada taxa de transmissão do novo coronavírus. Nesse período, os cidadãos puderam usar o aplicativo e o site Meu INSS para fazer pedido de benefícios e agendamento de perícias, apesar de muita gente relatar diversos tipos de erros nas plataformas.
Agora, os indivíduos que tinham solicitado uma perícia e não a puderam realizar hoje deverão acessar o Meu INSS novamente (ou ligar para 135) e fazer a remarcação. Não se sabe exatamente quando os peritos passarão a atender novamente nas unidades da previdência.