Um dos principais cuidados para evitar que o novo coronavírus se dissemine por aí é manter as mãos higienizadas, mas nem sempre dá para usar álcool em gel. Na realidade, a lavagem com água e sabão já é suficiente para matar o vírus e não deixar que a COVId-19 se espalhe.
Apesar de saberem disso, os moradores de rua nem sempre têm condições de manter as suas mãos limpas e, por isso, contaminam-se com o coronavírus e podem levá-lo para outras pessoas também. Para tentar melhorar essa situação o líder da Igreja Metodista de Natal, Georg Emmerich, teve uma ideia inovadora.
São pias que podem ser instaladas em diversas partes da capital e que permitem que os moradores de rua façam a sua higiene com água limpa e sabão, protegendo-se do novo coronavírus e não o transmitindo aos demais cidadãos.
O projeto ganhou o nome de “Igreja nas Ruas” e, até o momento, já são 10 pias móveis sendo utilizadas pelos moradores de rua. Vale dizer que não é apenas isso que o projeto faz: a entrega de refeições e de sopa também faz parte das atividades e assegura a essas pessoas em situação de vulnerabilidade ao menos uma boa refeição no dia.
Além disso, a Igreja Metodista do Rio Grande do Norte auxilia a famílias que estão passando por dificuldades financeiras por meio do fornecimento de cestas básicas. Por fim, a congregação ainda dá orientação espiritual a moradores de rua e famílias carentes que precisam de aconselhamento.
Toda a ajuda que a igreja liderada por Georg Emmerich proporciona é gratuita e basta entrar em contato com as redes sociais da congregação para ser orientados obre como doar para ajudar o “Igreja nas Ruas”.
Pia móvel é um auxílio à saúde pública
A igreja aguarda especialmente ajuda apara a criação de mais pias dessa natureza durante esse período de pandemia, já que ela ajuda a reduzir os casos de contaminação por coronavírus como um todo na capital.