O Grupo de Repressão ao Crime Organizado – Greco e a Diretoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública estão por trás de uma ação que visou prender 29 homens acusados de crimes diversos em dois estados brasileiros.
Sob o comando do delegado Tales Gomes, a ação da Polícia Civil do Piauí teve como foco prender criminosos nas cidades de São João do Piauí, Floriano, Terezina, Campo Maior e Mossoró, no Rio Grande do Norte.
A ação
No total, a justiça expediu 29 mandados de prisão preventiva. A central de inquéritos de Terezina recebeu e começou a dar cumprimento a todos eles. Os motivos são vários, mas os homens são acusados de homicídio, tráfico de drogas e organização criminosa.
Dada a grandiosidade da ação, um grande contingente de policiais foi movimentado e a Polícia Civil contou, também, com o apoio da Polícia Militar, para poder dar cumprimento aos mandados em aberto.
Alvos
Os alvos da ação foram diversos. Em alguns casos, os mandados diziam respeito a pessoas que já estavam presas e inseridas no sistema prisional. Nesse caso, o fato de haver um mandado impede que a pessoa seja posta em liberdade pelo processo anterior.
Essas pessoas, segundo as investigações, seriam responsáveis por emitir ordens para que homicídios fossem praticados.
Outros alvos foram as pessoas que, em liberdade, recebiam as ordens dos presos e executavam os crimes idealizados por eles.
Por fim, alguns outros criminosos foram identificados em meio as investigações e, por isso, também receberam a ordem de prisão.
Crime bárbaro
Os crimes, como se viu, são variados, mas um deles chama bastante atenção. Dentre os delitos apurados está a decapitação de duas pessoas, ocorrida na zona norte da cidade de Terezina, ainda este ano.
Presos estão à disposição da Justiça
As prisões preventivas e temporárias podem ter duração de 5 a 30 dias, podendo a segunda ser prorrogada indeterminadamente. Os presos continuam, então, à disposição da Justiça para esclarecimentos.
Os inquéritos policiais envolvendo os investigados continuam e o Ministério Público espera oferecer denúncias em breve.