A polícia Civil de Pernambuco deu início na manhã desta quinta-feira (23) a uma grande operação que visa combater o avanço da organização criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC) no nordeste e, em especial, no agreste de Pernambuco.
Na semana passada a Polícia Civil já havia realizado a prisão de seis suspeitos. Hoje estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e 30 mandados de prisão preventiva.
A Polícia apura, ainda, a participação dos envolvidos na morte de José Duarte Batista, policial civil de 56 anos que foi morto em Surubim, no final do mês de maio, às margens da rodovia PE-90.
A investigação
A operação é resultado de uma investigação que se arrastou por 1 ano e dois meses. Com atuação nas cidades de Macaparana, Casinhas e Surubim, os criminosos mantém um esquema de tráfico de drogas que impõe medo a toda a população.
Além disso, o grupo estaria realizando ameaças de morte a policiais da região. Escrever mensagens ameaçadoras nos muros dos batalhões da Polícia Militar, das delegacias e das residências dos policiais era uma das formas de coação adotadas pela quadrilha.
O crime no agreste pernambucano
Desde que o Primeiro Comando da Capital migrou para as áreas do interior dos estados do nordeste a situação tem ficado difícil. Uma escalada da violência tem colocado servidores públicos contra a parede e a Polícia decidiu que era hora de reagir.
Segundo informações, até mesmo magistrados estariam se sentindo ameaçados pela situação na região. Como resultado, teriam passado a alegar suspeição nos casos envolvendo a organização criminosa, o que os retirava a obrigação de julgá-los.
Para driblar a situação, o Tribunal de Justiça de Pernambuco precisou criar uma comissão externa, com juízes designados exclusivamente para a operação. Foram estes juízes quem espediram os mandados de prisão e busca e apreensão da operação de hoje,
Para dar cumprimento aos mandatos foram deslocados cerca de 140 policiais civis, do GTA e CORE, da Polícia Militar. Além disso, a operação conta com o auxilio das Polícias Civis dos estados de São Paulo e Bahia.