Turistas que forem à cidade do Rio de Janeiro a partir do próximo sábado já poderão visitar importantes pontos turísticos que estavam bloqueados há um tempo por causa da pandemia de coronavírus.
Um deles é o bondinho do Pão de Açúcar, além da estátua do Cristo Redentor, que já está recebendo solução higienizante por parte da Prefeitura para garantir que esteja completamente desinfetada.
Quem passou por perto do ponto turístico hoje (13) notou homens vestidos com macacões totalmente brancos empunhando uma espécie de jato de água, mas que tem uma substância química diluída a fim de tirar possíveis vírus do local. Em breve, o mesmo acontecerá nos demais lugares que recebem visitantes na capital carioca.
Essa é mais uma estratégia da prefeitura do Rio de Janeiro para fazer com que a cidade, aos poucos, tenha cada vez mais espaços em funcionamento. Recentemente, foi anunciado um aplicativo com o qual cada família poderá reservar certos metros quadrados nas praias.
Dessa maneira, as pessoas podem voltar a frequentar a faixa de areia, mas mantendo o distanciamento social e sem se contaminar. Antes disso, o banho de mar já havia sido liberado por Marcelo Crivella, que está à frente do município.
Os bares da cidade do Rio de Janeiro também receberam autorização para funcionar; na teoria, as pessoas teriam de estar de máscara enquanto não estivessem consumindo e haveria a obrigatoriedade de distanciamento social, com capacidade reduzida. Porém, o que se viu nos estabelecimentos foi o caos.
Apesar dessas estratégias, a quantidade de turistas ainda tende a ser baixa, já que muitas pessoas estão evitando fazer viagens por causa da COVID-19. Mesmo assim, é claro que há os que provavelmente visitarão os pontos turísticos, ajudando a recuperar um pouco das perdas financeiras da capital.
É fundamental salientar que os pontos turísticos terão capacidade reduzida de atendimento, despenseiros de álcool em gel e que todos os visitantes deverão estar de máscara em tempo integral.
Em dias normais, a entrada para o Cristo Redentor custa até R$ 46.