3ª Tertúlia da Poesia e 1ª Tertúlia Piá conheceram seus vencedores
A 3ª edição da Tertúlia da Poesia e 1ª Tertúlia Piá, realizadas no último sábado no Theatro Treze de Maio, teve grande público que pode apreciar, aplaudir e se emocionar com a interpretação dos 15 poemas concorrentes. O poema “Paixão e Pedra, de Carlos Omar Villela Gomes, interpretado por Aline Martins Linhares e amadrinhado por Geraldo Trindade, levou o 1º lugar geral e o troféu Antonio Augusto Ferreira.
A 3ª Tertúlia da Poesia recebeu a inscrição de 221 trabalhos de poetas de diversas partes do Brasil e países vizinhos. Os trabalhos foram lidos atentamente pela Comissão Avaliadora, que escolheu 11 poemas para a disputa. Para a Tertúlia Piá, em sua primeira edição, firam inscritos 32 trabalhos de altíssimo nível, dos quais foram escolhidos quatro para representar a nova geração da poesia crioula do RS.
Os quatro declamadores Piá receberam os troféus Chico Scaramussa, Xurí Vasseur, Carlinhos Lima e Osvaldo Caetano. Ao final das declamações da Tertúlia da poesia foram premiados os três melhores nas seguintes categorias: Melhor Amadrinhador, Melhor Intérprete, Melhor Poema e o prêmio geral, que levou em conta o conjunto (veja quadro abaixo).
A secretária Marilia Chartune destacou a beleza das apresentações e a produção do evento. “Temos que enaltecer os nossos talentos, a nossa arte e a nossa cultura. Hoje vemos o tradicionalismo se renovando, ganhando força e mais uma veia da cultura que Santa Maria tem”, declarou Marilia.