Os índices acionários de Nova York fecharam em alta moderada nesta terça-feira (21), depois de reduzirem ganhos em meio a preocupações com o novo pacote de estímulos econômicos discutidos pelo Congresso.
O índice Dow Jones abriu mão de ganhos para fechar em subida de 0,6%, ao passo que os índices S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,17% e 0,81%.
Congresso debate estímulos
O sentimento de otimismo que valorizava o Dow Jones teve um baque com a notícia de que Mitch McConnell, integrante do Partido Republicano e líder da maioria do Senado, não espera que o pacote saia nas próximas duas semanas.
Entre as medidas de alívio previstas, estão a prorrogação do programa de auxílio aos trabalhadores americanos por mais 6 meses e redução do bônus de 600 dólares incluído nos benefícios de desemprego.
Quanto aos cortes de impostos sobre a folha da pagamento, ainda permanecem dúvidas.
O tempo dos políticos do legislativo americano está acabando em Capitol Hill, já que o Congresso está para entrar em recesso em agosto. O mercado condiciona a continuidade de seu otimismo à resolução de diferenças entre os políticos e a aprovação dos pacotes antes do recesso.
Uma prova disso é a queda nos ganhos de hoje, com investidores reduzindo suas apostas altistas num mercado que, apesar da falta de progresso na discussão dos estímulos, tem observado bons resultados na temporada de balanços corporativos.
Energia tem bom dia
Empresas do setor energético tiveram um bom dia em Nova York, com a subida do preço do petróleo. Uma série de fatores positivos tem ajudado os contratos da commodity.
Os recentes avanços no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 e o pacote histórico de estímulo monetário na União Europeia acalmaram preocupações com a queda na demanda, sustentando preços às altas do mês passado.
Empresas como Occidental Petroleum, Apache e Devon Energy observaram aumentos consideráveis em seus papéis, com esta última subindo mais de 10% no dia, depois da Simmons Energy, prestigiosa firma de investimento em energia, melhorar a sua avaliação das ações da empresa para overweight.