Com as eleições municipais deste ano se aproximando, apesar de terem sido adiadas em virtude da atual situação de pandemia virótica por que passa o Brasil e o mundo, os partidos começam a realizar as suas prévias, selecionando os candidatos de sua predileção para a disputa de cargos.
Neste final de semana, o PSOL confirmou a escolha da dupla de candidatos para a disputa da Prefeitura de São Paulo em nome do partido.
Dupla dinâmica
A chapa é composta pelo coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos e a deputada federal Luiza Erundina, que inclusive já ocupou o cargo de prefeita de São Paulo pelo PT em 1988.
Já Boulos foi candidato à Presidência do Brasil em 2018, angariando 617.122 votos, pouco mais de 0,5% dos votos válidos.
Boulos disputará a candidatura à prefeito e Erundina, a de vice-prefeita.
Prévias do partido
Os filiados ao PSOL, em exercício da democracia interna do partido, depositaram sua confiança na chapa durante as prévias, que consagram à dupla 61% dos votos, vencendo as chapas da deputada federal Sâmia Bomfim e a do deputado estadual Carlos Giannazi.
Em post no Facebook, Boulos agradeceu a militância do partido e cumprimentou seus adversários à vaga de candidato.
“O partido sai mais forte e unido”, disse. “Vamos vencer em São Paulo!”
Após reconhecer a derrota, a deputada Sâmia também defendeu a união do partido em torno da candidatura apontada pelas urnas internas do partido.
A deputada, ainda, ressaltou que o compromisso dos políticos agora é com a unificação do partido, contribuindo com a construção do programa da chapa e apostando em uma campanha que convoque o povo de São Paulo à luta.
Outras pré-candidaturas
Até o momento, já foram apresentadas outras 13 pré-candidaturas à Prefeitura de São Paulo ao Paço Municipal.
São figuras como Jilmar Tatto (PT), Joice Hasselmann (PSL), Prof. Antônio Carlos Mazzeo (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Felipe Sabará (Novo), Márcio França (PSB), Arthur do Val (Patriota), Andrea Matarazzo (PSD), Orlando Silva Jr. (PCdoB), Marta Suplicy (Solidariedade) e Vivian Mendes (UP), além do atual prefeito da cidade Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição.