A febre de patinetes elétricos que chegou ao Brasil fez sua primeira vítima fatal no Reino Unido. Porém o acidente ocorreu em Londres, uma das regiões a ser pioneira com esse meio de locomoção. A vítima foi a apresentadora de TV e YouTuber, Emily Hartridge.
Emily era conhecida por postar vídeos e notícias sobre vida saudável e exercícios físicos. O acidente fatal ocorreu quando a apresentadora colidiu com uma caminhão na capital do Reino Unido. Ela tinha 35 anos e as informações foram confirmadas através de seu perfil oficial no Instagram e pelos jornais locais, Independent e The Guardian.
Em seu Instagram familiares publicaram a seguinte mensagem:
“… Olá a todos. Esta é uma coisa horrível a se dizer pelo Instagram, mas sabemos que muitos de vocês estavam esperando ver Emily hoje, e esta é a única maneira de contatar todos de uma vez. Emily se envolveu em um acidente ontem [sexta-feira] e faleceu. Todos nós a amamos muito, e ela nunca será esquecida. Ela tocou tantas vidas, que é difícil imaginar as coisas sem ela. Ela era uma pessoa muito especial …”.
Leis sobre patinetes elétricos
Houve muita polêmica sobre a “intromissão” do governo brasileiro com relação as leis de uso dos patinetes elétricos, principalmente em São Paulo. Mas no Reino Unido as leis também são bem severas, onde é proibido circular com o equipamento em meio as vias públicas. Porém em espaços privados o uso é liberado.
Há em todas as regiões do mundo uma crescente alta no uso deste meio de transporte, onde por conta de atingir velocidades acima dos 30 km/h, acabam sendo perigosos, principalmente pela falta de equipamentos de segurança e por onde eles circulam.
Em diversos do mundo o uso não é proibido, porém os departamentos de transporte estão definindo leis e restrições sobre os patinetes elétricos.
Vítimas fatais pelo mundo
Esta é a quarta morte confirmada no mundo onde pessoas na maioria jovens, acabaram se tornando vítimas fatais. Houve mortes na Suécia, França e nos Estados Unidos. Na França um homem de 25 anos também bateu em um caminhão e não resistiu aos ferimentos.
Cada país está fazendo suas próprias leis, onde o responsável por criá-las e aplicar as multas é o DENATRAM, Departamento Nacional de Trânsito. Até o momento apenas São Paulo e Rio de Janeiro contam com leis mais severas com relação aos equipamentos.