Japão e Rússia a anos disputam quatro ilhas localizadas na província de Hokkaido, ao norte do país. E nesta sexta-feira (07/02) o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prometeu que irá dar sequência nas negociações bilaterais do tratado de paz com os russos sobre esta questão.
As ilhas são uma disputa antiga, que já duram décadas com a Rússia. Shinzo tenta concluir estas negociações para obter um tratado de paz no pós-guerra, mas pouco se avançou até agora.
Em uma entrevista nesta sexta, ele disse que irá intensificar o trabalho conjunto para que ambos encontrem uma solução aceitável a ambos os lados, de forma que avance nas negociações do tratado de paz de uma forma mais constante.
Organizadores das Olimpíadas de 2020 refutam cancelamento por coronavírus!
Projetos econômicos
Hoje em dia cada pedacinho de terra é muito importante, ainda mais para o Japão, que vive um problema de ter poucas opções. Durante o discurso, o ministro disse que as negociações bilaterais só progrediram em projetos econômicos conjuntos nas ilhas em questão, que são conhecidas como Territórios do Norte (Northern Territories) no Japão e Kurils do Sul (Southern Kurils) na Rússia.
Espera-se que as negociações sejam realizadas sem qualquer comprometimento com as posições legais do Japão e Rússia sobre os territórios.
O próximo passo é visitar a Rússia em uma cerimônia que irá marcar o 75º aniversário da vitória do país sobre a Alemanha nazista no próximo dia 09 de maio. Entre os principais objetivos é manter conversas com o presidente russo Vladmir Putin.