Não são apenas as pessoas anônimas que podem ter problemas com a declaração de imposto de renda: os famosos também precisam declarar os seus rendimentos e a Receita Federal fica de olho em qualquer irregularidade.
É por isso que uma quantidade bem grande de artistas que trabalham com a Rede Globo está sob investigação da malha fina: parece que há inconsistências no que foi declarado como rendimento por alguns deles.
A investigação está abrangendo unicamente quem tem contrato de Pessoa Jurídica e aqueles que forem condenados podem ter de pagar uma multa bem pesada à Receita Federal, sendo ela correspondente a uma parte do que não foi declarado da forma correta.
Ao todo, seriam 43 artistas da casa com problemas e quem está cuidando do processo de defesa seria ninguém menos que marido de outra atriz da Globo: a Guilhermina Guinle. Sendo advogado, ele teria sido cotado pela maioria dos artistas para evitar uma condenação e uma multa de grandes proporções.
Até o momento, não foi divulgada a lista inteira de quem está sendo investigado pela Receita Federal, mas sabe-se de alguns nomes que são consagrados: Malvino Salvador (que dá vida ao Quinzé, em Fina Estampa), Reynaldo Gianecchini, Deborah Secco e Maria Fernanda Cândido.
Muita gente achou estranho que tantos atores de uma mesma emissora estejam com o mesmo problema com a Receita Federal. No entanto, é pouco provável que a Rede Globo em si tenha qualquer relação com o fato.
Maior parte dos atores da lista presta serviços por obra
Uma característica da maioria dos 43 nomes que estão tendo problemas com a receita Federal é que eles têm contrato apenas por obra, medida adotada há algum tempo pela emissora para reduzir os seus gastos.
Isso significa que eles só recebem vencimentos quando estão no ar com alguma produção ou quando esta é reexibida; fora isso, eles não recebem nada. Maria Fernanda Cândido, por exemplo, está longe das novelas e das séries da emissora carioca há anos.