Antônio Cardoso Júnior foi oficialmente dispensado da função de delegado que ele tinha na corporação da Polícia Civil da Bahia e o motivo é bem grave: a Procuradoria Geral da Bahia declarou que ele foi omisso com relação a materiais que seriam usados em processos.
Rui Costa (PT), que está à frente do governo do Estado, concordou com a demissão e a publicou no Diário Oficial; agora, o ex-delegado será submetido a uma investigação para determinar se ele estava tentando dificultar mesmo processos e a razão para isso.
A denúncia é de improbidade: determinados materiais simplesmente sumiram dos arquivos da Polícia Civil e Antonio Cardoso Junior, de acordo com a PGE, não instituiu o processo necessário para apurar quem era o responsável.
Vale dizer que, ao ter materiais de investigação sumidos, há grande prejuízo para os processos porque provas são perdidas, inclusive as materiais, como as que são encontradas nas cenas de crimes e os resultados de exames.
Além da improbidade administrativa, a Procuradoria Geral do Estado também destaca que o agora ex-delegado pode ser acusado de inércia, que é quando uma autoridade sabe que determinado crime ocorreu, mas não toma as devidas providências para a sua apuração.
Polícia Civil baiana fez a sua declaração sobre o assunto
Até mesmo a corporação, em seu comunicado oficial, confirmou a má conduta daquele que ocupava o cargo de delegado, dizendo que seria necessário tomar determinadas medidas administrativas e que isso não aconteceu.
Cabe destacar que, uma vez que o funcionário público é exonerado por causa de má conduta, ele não pode mais prestar concursos e nem ser empossado em cargos de confiança. Dessa forma, Antonio Cardoso Junior não poderá mais ter nenhum cargo no funcionalismo.
Isso significa, inclusive, que ele está proibido de ser empossado em qualquer concurso do país e não apenas nos que sejam realizados na Bahia.
Além disso, ele ainda poderá ser condenado a 10 anos em regime fechado por causa do seu crime de improbidade administrativa, caso não haja outras condenações.