Todos os anos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social precisam comprovar ao órgão que estão vivos e que podem continuar a receber aposentadorias e benefícios.
O prazo para realizar a prova teria se encerrado na segunda-feira (13), entretanto, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a medida está suspensa até o mês de setembro.
Como a prova de vida sempre foi feita com a ida pessoal do pensionista ou aposentado até uma das unidades físicas do INSS, o ideal foi suspender o procedimento.
Isso porque eventuais aglomerações poderiam auxiliar na disseminação do vírus em grupos que, majoritariamente, possuem algum fator de risco.
A informação sobre a suspensão foi publicada no Diário Oficial da União, em uma publicação do Ministério da Economia, e deixou muitos aposentados mais tranquilos.
Segundo o ministério, cerca de 700 mil pessoas estão sendo beneficiadas com a suspensão.
A internet como ajuda
Desde o ano passado o INSS já vinha utilizando meios alternativos para a realização da prova de vida pelos aposentados e pensionistas.
A regra era a presença do segurado fisicamente nas agências, mas a internet possibilitou novas formas de resolver o problema.
O aplicativo Meu INSS é uma forma de manter uma ligação direta entre o órgão e o segurado e possibilita, entre outras coisas, que o beneficiário faça prova de vida por meio dele.
A ideia é que pessoas que tenham mais de 80 anos, com dificuldade de locomoção ou em outros grupos de risco do Covid-19 possam fazer a prova com segurança.
Agências devem abrir em agosto
Por enquanto, em virtude da quarentena, as agências do INSS espalhadas pelo país devem permanecer fechadas.
A ideia do órgão é começar uma abertura gradual a partir de 3 de agosto, mas isso vai depender também das legislações estaduais e da forma como a pandemia estiver se desenvolvendo em cada localidade.
A ideia é abrir cada agência em horário reduzido e atender, preferencial e inicialmente, aqueles segurados que já tem atendimento agendado.
Mais informações podem ser obtidas no site do INSS e na central 135.