Há alguns anos, o mês de setembro passou a ser o momento no qual a sociedade debate a respeito do suicídio, falando sobre as suas causas, sobre a depressão, como tratar de uma pessoa depressiva e reconhecer indícios de um comportamento suicida.
Batizada de “Setembro Amarelo”, a campanha de 2020 está ainda mais intensa por devido aos recentes acontecimentos: a pandemia de COVID-19, os meses de isolamento intenso e, agora, as restrições sociais.
Tudo isso ainda deve ser somado ao fato de que muitas pessoas perderam entes queridos e amigos por causa do novo coronavírus, enquanto outros perderam o seu trabalho e passam por dificuldades financeiras.
É por causa de tudo isso que veio um aviso da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou recentemente que a quantidade de pessoas com diagnóstico de depressão tende a crescer neste ano, sendo essa uma das consequências do surto de coronavírus no mundo.
Por causa disso, psicólogos e psiquiatras do Brasil inteiro estão unindo esforços para ajudar na recuperação da saúde mental da população, inclusive com programas e dicas para ajudar a reconhecer quadros de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
O oferecimento de terapia online se tornou muito mais intenso e há profissionais que cobram valores bastante baixos pela terapia, sendo essa uma das formas de diminuir as sequelas emocionais e psíquicas da pandemia.
Ao buscar por “atendimento psicológico app” no navegador, dá para encontrar várias plataformas que possibilitam consultas virtuais e com preços acessíveis.
No mês de setembro, os atendimentos gratuitos do Centro de Valorização à Vida (CVV) se tornam mais intensos, principalmente neste 2020, e todos podem ter aceso ao seu chat, e-mail ou telefone aqui.