No Rio Grande do Sul a Polícia está empenhada em desmantelar uma quadrilha especializada no roubo de cargas de caminhões e que atua, principalmente, na BR 386 e na ERS 240. A investigação apurou o local em que os criminosos costumam atuar com mais frequência e a ideia é chegar rápido aos líderes.
O departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas, iniciou nessa semana uma ofensiva contra as quadrilhas que atuam na região.
Operação encontra informações importantes
Na última quarta-feira (15), uma operação nas cidades de Novo Hamburgo, Portão e São Leopoldo permitiu que fosse apreendido farto material de apoio da quadrilha. Além disso, apesar de não terem ocorrido prisões, foram encontrados vários indícios sobre os criminosos e a forma com que se organizam.
A operação, que teve amparo judicial, encontrou, às margens da ERS 240, na cidade de Portão, uma das bases de operação da quadrilha. O local era utilizado pelo grupo criminoso para ocultar os bens subtraídos, enquanto não lhes era dada destinação. O local era um entreposto entre os criminosos que subtraíam as cargas e os receptadores.
Arsenal de guerra
Em Portão os policiais conseguiram apreender ferramentas, um colete balístico, coldres para revólver, uma luneta, uma carabina de pressão, cinco placas de veículo com imãs da Receita Federal e da Polícia Civil, coturnos táticos e um carregador de pistola com capacidade para 30 munições.
Já na cidade de Novo Hamburgo a Polícia localizou radiocomunicadores que eram utilizados para monitorar a atividade policial na região.
A busca continua
Agora, depois de desmantelar mais uma das bases da quadrilha, a Polícia espera, com base nas investigações, chegar até os lideres da organização criminosa. Para tanto, o trabalho conjunto engloba não só a Polícia Civil, como também o Comando Rodoviário da Brigada Militar e os homens do setor de inteligência da BM que atuam na região do Vale do Cai. Com isso, as autoridades esperam deixar as regiões da ERS 240 e BR 386 mais seguras.