A princípio, esta semana iniciará uma nova modalidade de serviço nos Correios: a interrupção de entrega de encomenda. A proposta do serviço faz parte do escopo de atividades do rastreamento dos Correios. Ele está disponível a partir desta segunda-feira (06/05) para todos os clientes da instituição.
Qual o objetivo do serviço de interrupção de entrega de encomenda?
O objetivo desse novo serviço de interrupção de entrega de encomenda, dentro do setor de rastreamento dos Correios, é dar uma maior segurança para os remetentes.
Leia também:Jair Bolsonaro viajará ao Texas após cancelar visita a Nova York.
Ele pode acionar o serviço quando notar que pode estar caindo em algum tipo de golpe. Ou então, poderá se lamentar sobre o envio por outros motivos.
Leia também:Teoria sobre o fim de Game of Thrones:Jon e Daenerys morrem;Sansa vira rainha regente.
Em outras palavras, se você mandou algum objeto pelos Correios e não desejar que esse o tal item chegue nas mãos do destinatário, poderá pedir a interrupção da entrega no Portal Correios.
Rastreamento dos Correios: como funciona a interrupção de entrega de encomenda?
Para que se possa solicitar esse serviço, é necessário fornecer o número do CPF ou CNPJ do remetente assim que o item for deixado nos Correios.
Logo depois, caso o cliente queira interromper a entrega do produto, basta entrar no site dos Correios, efetuar o login com CPNJ ou CPF e a respectiva senha do idCorreios. Além disso, é preciso fornecer o código de rastreamento dos Correios referente ao objeto postado.
Feito isso, você deverá cumprir as seguintes etapas:
- Etapa de verificação: é útil para garantir que a solicitação esteja sendo realizada pelo remetente de fato;
- Em seguida, você deve pedir a interrupção de entrega, que ficará registrada no sistema;
- Logo depois que esse registro é efetuado, a encomenda adquire o status de “bloqueada”.
Dessa forma, no interior da agência dos Correios utilizada pelo remetente, ficará contido no sistema um aviso de que aquele item não pode ser entregue. Posteriormente, ele passará pelos trâmites requisitados para a devolução ao remetente.