ARazão
terça-feira, janeiro 19, 2021
No Result
View All Result
  • Vida e Estilo
    • Horóscopo do Dia – Signos do Dia
    • Loterias
  • Cultura
  • Geral
  • Educação
  • Polícia
  • Futebol
  • Economia
  • Atualidades
    • Esportes
    • Finanças
    • Política
  • Vida e Estilo
    • Horóscopo do Dia – Signos do Dia
    • Loterias
  • Cultura
  • Geral
  • Educação
  • Polícia
  • Futebol
  • Economia
  • Atualidades
    • Esportes
    • Finanças
    • Política
No Result
View All Result
ARazão
No Result
View All Result

Reino Unido acusa o Irã de bloquear um dos seus petroleiros no Estreito de Ormuz

2 anos ago
in Atualidades, Política
0
Reino Unido acusa o Irã de bloquear um dos seus petroleiros no Estreito de Ormuz

FILE PHOTO: Oil tankers pass through the Strait of Hormuz, December 21, 2018. REUTERS/Hamad I Mohammed/File Photo

Três navios iranianos tentaram bloquear um navio petroleiro operado pela BP no Estreito de Ormuz, mas retiraram-se após advertências da marinha britânica, informou o governo do Reino Unido na quinta-feira.

Confronto no Estreito de Ormuz

O confronto veio após uma advertência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que ele aumentaria substancialmente as sanções contra o Irã, como parte das tentativas de seu governo de conter as atividades nucleares da República Islâmica e sua influência regional.

O Reino Unido pediu ao Irã que “reduza a escalada da situação na região”, depois do incidente envolvendo a British Heritage, operada pela gigante BP com a bandeira da Ilha de Man.

“O HMS Montrose foi forçado a se posicionar entre os navios iranianos e o Patrimônio Britânico e a emitir advertências verbais aos navios iranianos, que se viraram”, disse em um comunicado um porta-voz do governo em Londres.

O incidente ocorreu quase uma semana depois que as tropas da Marinha Real britânica embarcaram em um cargueiro iraniano, Grace 1, na frente de Gibraltar, e o apreenderam por suspeita de violar as sanções da União Européia, transferindo petróleo para a Síria.

PUBLICIDADE

O chefe das forças armadas do Irã, major-general Mohammad Bagheri, disse que a captura pelo Reino Unido não passaria despercebida, mas a República Islâmica negou que tenha tentado bloquear a herança britânica.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, descartou a declaração do Reino Unido como “de pouco valor”, segundo a agência de notícias local Fars.

Um porta-voz da BP disse que a prioridade da companhia de petróleo é a segurança de sua tripulação e embarcações.

“Apesar de não comentarmos sobre esses eventos, agradecemos à Royal Navy por seu apoio.”

A travessia de petróleo mais importante do mundo conecta os produtores do Oriente Médio aos mercados da Ásia, Europa e América do Norte. Tem apenas 33 quilômetros de largura em seu ponto mais estreito, mas o corredor de carga marítima tem apenas 3 quilômetros de largura em ambas as direções.

As tensões no Golfo Pérsico vêm aumentando nas últimas semanas, depois que o Irã começou a tomar medidas que vão além dos termos de seu acordo nuclear assinado em 2015 com as potências ocidentais.

Os Estados Unidos se retiraram do pacto no ano passado e estenderam as sanções à República Islâmica com o objetivo de sufocar sua capacidade de exportação de petróleo bruto.

PUBLICIDADE
Tags: EUAOriente MédioOrmuz
ShareTweetShare
Dani Mennitti

Dani Mennitti

Graduada e Mestre em História. Faço parte da equipe de redação do portal TV É Brasil. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Uma verdadeira amante da cultura, arte e entretenimento

Assuntos

astrologia Bolsonaro Brasileirão Brasileirão 2019 Campeonato Brasileiro Campeonato Brasileiro 2019 carta de tarot China corinthians coronavírus cultura economia Educação Flamengo futebol Futebol ao vivo futebol ao vivo na tv geral horóscopo horóscopo 2019 Horóscopo de hoje horóscopo diário horóscopo do dia INSS internacional Loteria Neymar notícias palmeiras politica polícia quina santa maria signo signos São Paulo tarot tarot de hoje tarot diário tarot do dia tarot gratuito tarot grátis tarot online tarot virtual zodíaco

ARazão

Somos um portal independente de notícias sobre política, economia, dinheiro, audiência e entretenimento em geral.

Últimas

Marcio Garcia não consegue segurar o choro ao anunciar a morte do pai e ele desabafa: “Minha fé foi testada”

Marcio Garcia não consegue segurar o choro ao anunciar a morte do pai e ele desabafa: “Minha fé foi testada”

19 de dezembro de 2020
Mantenha a sua casa sempre limpa e com um aroma agradável, com estes truques caseiros

Mantenha a sua casa sempre limpa e com um aroma agradável, com estes truques caseiros

30 de novembro de 2020
Pastor Valdemiro Santiago diz que seu feijão cura Covid “justiça abre processo”

Pastor Valdemiro Santiago diz que seu feijão cura Covid “justiça abre processo”

29 de outubro de 2020
  • Liverpool x Barcelona ao vivo

    Esporte Interativo: Jogo do Liverpool x Barcelona terá transmissão ao vivo no Facebook

    1 shares
    Share 1 Tweet 0
  • Encontre meu dispositivo: Saiba como usar a função para encontrar seu celular

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Esporte Interativo transmite ao vivo no Facebook dois jogos pela Champions League

    116 shares
    Share 116 Tweet 0
  • Facebook da Conmebol transmitirá jogo do Flamengo ao vivo

    385 shares
    Share 385 Tweet 0
  • Programação do réveillon em Copacabana 2019/2020 já está definida

    20 shares
    Share 20 Tweet 0
  • Sobre
  • Anuncie
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Contato

No Result
View All Result
  • Vida e Estilo
    • Horóscopo do Dia – Signos do Dia
    • Loterias
  • Cultura
  • Geral
  • Educação
  • Polícia
  • Futebol
  • Economia
  • Atualidades
    • Esportes
    • Finanças
    • Política