Um robô humanoide é a mais nova adição ao quadro de funcionários de um cartório governamental em Perm, na Sibéria, a 1.100 quilômetros ao leste de Moscou. Criado para parecer e agir como uma atendente feminina, a máquina começou a prestar serviços ao público em um cartório de registros do governo russo.
Design da mulher russa padrão
A empresa responsável pela criação do robô, a Promobot, disse que ele foi projetado com um designobjetivando imitar uma mulher russa média. As características faciais foram geradas por meio de uma inteligência artificial que, após analisar milhares e milhares de faces femininas, criou o modelo aplicado pela Promobot, com longos cabelos loiros e olhos castanhos.
Conforme a empresa, o robô tem a capacidade de recriar mais de seiscentas expressões humanas por meio de movimentos de seus olhos, sobrancelhas e lábios, além de outros músculos mecânicos cobertos por pele artificial.
Funções básicas desempenhadas pelo robô
Até o momento, o robô foi programado para desempenhar funções básicas dentro do cartório, como por exemplo a emissão de certidões atestando os registros criminais da pessoa. Outro exemplo é uma certidão que declara que a pessoa não tem histórico de uso de drogas. São documentos importantes na Rússia, requisitados em uma série de transações legais.
Em adição a isso, o robô tem outras funcionalidades, como fazer perguntas genéricas e fornecer respostas simples. Ao mesmo tempo, a “funcionária” é conectada a um escâner e a uma impressora, podendo enviar ordens para digitalizar ou imprimir documentos de forma automatizada. O robô também é conectado a uma base de dados de documentos, para melhor servir aos clientes do cartório.
De acordo com o chefe da repartição, Leonid Gromov, a máquina é plenamente capacitada para ocupar a posição de um funcionário comum. Não é de se admirar, tendo em vista todas as suas funcionalidades e, certamente, um custo muito inferior a um servidor humano. Contudo, como a própria empresa e o cartório deixam claros, a “funcionária robô” tem capacidades muito limitadas, estando ainda muito longe o dia de substituir satisfatoriamente um funcionário humano treinado.