Quanto mais a crise econômica brasileira se aprofunda, maior tem sido as dificuldades de Paulo Guedes para um bom diálogo. Um adversário de sempre, com o qual costuma ter vários atritos, é Rodrigo Maia, presidente da câmara dos deputados.
Depois de muita desavença, senadores agiram para tentar colocar panos quentes sobre a relação conturbada. Isso porque Guedes e Maia começaram a trocar farpas públicas, por meio de declarações, outra vez, o que aumentou a tensão.
Diante disso, Katia Abreu (PP-TO) e Renan Calheiros (MDB-AL), que se reuniram com Guedes para tratar do Pronampe, indicaram que ele deveria voltar a se aproximar do presidente da Câmara.
O encontro
A paz pode ser selada na semana que vem. Isso porque os envolvidos já acertaram nesse sábado (03) a forma com que o encontro ocorrerá. Um interlocutor ouvido disse que os dois tem que conversar, pois isso é necessário para o país.
Segundo a mesma pessoa, é impensável que o Executivo e o Congresso não dialoguem. Assim, mesmo que Maia e Guedes discordem, não é possível que os dois deixem de conversar, pois disso dependem decisões para o país.
Embates públicos
Nas últimas semanas as farpas publicas começaram a se intensificar. No dia 30 de setembro, Rodrigo Maia chegou a dizer que Paulo Guedes estava desequilibrado. Isso porque Guedes o havia acusado de aliar-se à esquerda para barrar privatizações.
O mais estranho da declaração de Paulo Guedes é que ele, até o momento, só enviou um pedido de privatizações ao Congresso, o da Eletrobras. Esse processo caminha normalmente, o que causou estranheza em sua afirmação.
Eleições
Rodrigo Maia se mostrou mais forte do que Jair Bolsonaro gostaria algumas vezes. O presidente, que acreditava ter o Congresso nas mãos, mais de uma vez, foi derrotado. Isso aconteceu, por exemplo, quando os deputados bateram o pé pelo auxilio emergencial.
Diante disso, o presidente da república costuma usar alguns de seus ministros para atacar Maia. No foco estão as próximas eleições para presidente da Câmara. Rodrigo Maia quer a reeleição, Bolsonaro quer alguém seu.