A Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo registrou na tarde deste sábado (25) 16.263 casos novos de Covid-19. O número é o 2º maior valor diário desde que a pandemia teve início, em março. O recorde é de 19 mil novos casos, em 19 de junho.
Ainda, com os números deste sábado, o estado de São Paulo alcançou o quarto dia seguindo em que são registrados mais de 10 mil novos casos. Nas ultimas 24 horas, além dos novos casos, foram registradas 311 mortes em virtude da Covid-19.
Números totais
O estado de São Paulo se tornou rapidamente o foco da doença no Brasil. Se no início os casos estavam concentrados na capital, agora são as cidades do interior que tem enfrentado um aumento significativo de casos no dia a dia.
No total, somando-se os casos de hoje, o estado conta com 479.481 casos confirmados da doença. Além disso, já foram registradas 21.517 mortes, desde o início da pandemia. Os números são do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.
Mudança de faixa
O número significativo de mortes e novos casos acontece em um momento em que o estado está em transição para fases mais amenas do Plano São Paulo. Poucas regiões do estado continuam ainda na fase vermelha, onde funcionam apenas os serviços essenciais.
Na última sexta-feira (24), o governador João Dória anunciou a mudança de classificação das regiões do interior, sendo que não houve retração em nenhuma delas. Com exceção da grande São Paulo, baixada santista e Registro, todas as regiões saíram do vermelho.
O governo defende os dados
Segundo o governo de São Paulo, não há motivo para alarmar-se por causa dos números. Isso porque, como sempre é explicado, os números do dia não se referem exatamente ao dia em que são divulgados, mas fazem referência a testes e casos anteriores.
Além disso, o governo diz que os números altos da última semana têm relação com supostos problemas de notificação nos casos leves. Estes seriam de responsabilidade do Ministério da Saúde.