Durante essa semana, a Caixa Econômica Federal anunciou que aqueles que optaram por receber o Fundo de Garantia por tempo de Serviço – FGTS, na data do aniversário, poderão antecipar valores referentes ao benefício dos próximos três anos.
Ou seja, o trabalhador pode antecipar os valores dos próximos anos, como se fizesse um empréstimo, mas nos anos que se seguirem, se quiser resgatar o dinheiro, não poderá. Os valores servirão praticamente como um seguro para empréstimo.
Como funciona
A Caixa disponibilizou algo como uma linha de crédito para o trabalhador. Inicialmente é preciso ter ao menos R$2 mil na conta. Esta antecipação seria tratada efetivamente como um empréstimo e sobre ela incidiria juros, na taxa de 0,99%.
A transação é mais uma das formas encontradas pelo banco para auxiliar os trabalhadores em meio a crise econômica que foi desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. A ideia é continuar injetando dinheiro na economia, enquanto for possível.
Quando estará disponível
Os usuários da Caixa já têm acesso ao benefício e podem realizar as suas solicitações. O banco provisionou o início da liberação dos valores para esta segunda-feira (27).
Você não precisa ir até a agência
Cabe lembrar que a Caixa Econômica Federal tem feito grande esforço para facilitar a vida dos usuários do banco, principalmente no que se refere ao uso de alternativas on-line para a realização de acordos e transações.
Por isso, o trabalhador pode fazer a antecipação das parcelas do FGTS aniversário diretamente no aplicativo do MEU FGTS. Não é necessário se deslocar até uma das agências da Caixa para fazer a solicitação de saque.
Outra opção é acessar o internet Banking da Caixa, pelo computador. Nele também é possível fazer todo o processo.
Distanciamento social
A orientação do banco é que os trabalhadores deem preferência aos aplicativos e ao internet banking para a realização de transações bancárias, evitando, assim, a ida até as agências físicas.
A pandemia do corononavírus ainda não está devidamente controlada e a melhor opção para evitar a disseminação em massa ainda é o distanciamento social.