Segurados que fizeram algum requerimento junto ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, e viram seus processos estagnarem por causa da pandemia tiveram uma boa notícia ontem. A partir dessa quarta-feira (15) o órgão começou uma campanha que visa eliminar pendências nos requerimentos e dar a eles o andamento necessário.
Para isso, o INSS se utilizará de vários meios de comunicação, buscando informar os segurados das exigências que ainda não foram cumpridas e que precisam ser sanadas para que os benefícios possam ser concedidos.
Como será o contato
Para facilitar o contato e atingir o maior número de pessoas possível, o INSS atuará com comunicação via ligação telefônica, por meio do telefone 135, bem como com o envio de mensagens de texto SMS.
Para quem tem o aplicativo Meu INSS instalado no telefone celular, uma mensagem aparecerá de forma automática na tela, informando que há uma notificação que deve ser lida. Para quem não tem o aplicativo, a dica é baixa-lo o mais rápido possível, evitando, assim possíveis fraudes, já que, nesse caso, pessoas mal intencionadas não têm como enviar uma mensagem ou fazer uma ligação.
O Meu INSS também será o meio utilizado para envio de alguns documentos que estiverem faltando, por isso sua instalação é tão importante.
Cuidado com os golpes
O Ministério Público e a Polícia têm divulgado que o número de golpes se utilizando de mensagens, telefonemas e internet tem aumentado durante a quarentena. Aproveitando-se do fato de que muitas pessoas se encontram em casa, muitas quadrilhas têm feito o possível para apossar-se de dados e informações pessoais.
Por isso, certifique-se de que fala com um funcionário do INSS e tenha cuidado na hora de encaminhar os documentos solicitados. O canal oficial para sanar as pendências dos requerimentos é o aplicativo Meu INSS. Por meio dele você enviará documentos e acompanhará o seu processo. Por mais que haja insistência, jamais compartilhes seus documentos e dados pessoais via e-mail ou WhatsApp, por exemplo.
Todos os cuidados são necessários para que não se tenha dores de cabeça.