A novela envolvendo as perícias médicas realizadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS continua. Mesmo depois de o órgão voltar a atender presencialmente, segurando têm reclamado das dificuldades encontradas para remarcar as perícias.
Depois de passar quase seis meses com as unidades fechadas, em virtude da pandemia, o INSS voltou a atender presencialmente. Nesse momento, no entanto, os médicos peritos se recusaram a voltar ao trabalho, alegando falta de segurança.
O problema com os peritos
A briga envolvendo o INSS e os peritos durou cerca de duas semanas. Entidades representativas diziam que o órgão não oferecia condições seguras de trabalho. O INSS ameaçava os médicos com processos disciplinares administrativos.
O tempo passou e, aos poucos, os médicos começaram a reassumir seus postos. Por isso, o órgão indicou aos segurados que poderiam entrar em contato para remarcar as perícias não feitas anteriormente. Foram aí que começaram os novos problemas.
A volta não foi total
O primeiro problema foi o fato de que nem todos os peritos voltaram ao trabalho. Além daqueles que se recusam a voltar, em virtude da falta de segurança, há aqueles que estão afastados, por fazerem parte do grupo de risco.
Assim, muitas unidades que trabalham com perícias estão sem nenhum médico ou desfalcadas.
Falta de organização
Pela central de atendimento 135 o segurado pode remarcar a perícia. No entanto, há relatos de pessoas que foram até a agência no dia da perícia, porém, não foram atendidos por ausência de “internet” no local.
Com isso, foram mandados para casa e precisaram remarcar mais uma vez a perícia. Na central 135 a informação é de que não existem mais datas disponíveis.
INSS se manifesta
Com relação aos problemas de internet, o INSS afirma que se tratou de um fato pontual. Segundo o órgão, a operadora Oi encontrou dificuldades, o que ocasionou o problema. No entanto, a situação já teria sido normalizada.
O órgão informa, ainda, que tem trabalhado para reagendar as perícias da melhor maneira possível. Como o número é grande, o trabalho visa atender o máximo de segurados.