Já imaginou um celular com câmera integrada na própria tela do aparelho? A empresa de tecnologia chinesa Oppo, anunciou nesta semana o primeiro smartphone do mundo com câmera de selfies oculta, ou seja, o sensor frontal fica localizado sob a tela.
Este novo desafio conta com uma solução para eliminar as bordas em volta dos aparelhos, o que deverá se tornar tendência nos próximos anos, afinal as telas já contam com laterais “sem fim” mas sempre há a necessidade de uma borda superior para a câmera de selfie.
Essa tecnologia promete colocar um fim às variações do touch e inclusão de sistemas com partes móveis como no Asus Zenfone 6.
Protótipo
O aparelho ainda não conta com um nome pois está em fases de teste. O modelo foi apresentado no evento de tecnologia MWC em Shangai. O representante da empresa no evento disse que ainda não há previsão de sua ida para o mercado, pois a Oppo pretende deixar a câmera sob a tela 100% funcional e no mesmo nível das câmeras comuns.
A tecnologia deverá ser compatível com as funções existentes no mercado, como o modo retrato, filtros, edições especiais, fundo desfocado e todas as ferramentas integradas para a melhoria da imagem.
Outro desafio é com relação a superfície do display que está sobre a câmera. Ele não poderá perder a função de touch e nem ficar em desuso quando estiver outro aplicativo aberto. É preciso que a área seja 100% funcional também, como se não houvesse uma câmera por baixo, sendo ativada somente quando necessário.
É preciso adapta-la também aos smartphones que sejam resistentes à água.
Tudo ainda precisa de um refinamento, principalmente em questões de qualidade. A tela touch está muito sujeita a proporcionar fotos embaçadas, cores embaralhadas e efeitos luminosos incomuns. O problema de colocar uma câmera oculta sobre a tela é justamente o prejuízo que ela mesmo trás para o sensor fotográfico.
Entre uma das soluções, pelo menos na questão de cores e luzes, está o desenvolvimento de um algoritmo que será responsável por compensar todos os efeitos negativos através do display, sem que ele chegue no sensor. Se não fosse a necessidade do espaço ser funcional como uma tela normal, seria algo fácil de resolver, mas o propósito é justamente a câmera não parecer estar lá.
Qualidade Oppo
A empresa afirmou nesta convenção de que o protótipo apresentado já está bem avançado e que a qualidade da sua câmera oculta já se mostra equivalente aos aparelhos existentes no mercado atual.
Entre os avanços que a empresa pretende concluir nos próximos meses está a melhoria dos materiais da tela, uma reestruturação dos pixels, principalmente sobre a câmera oculta e módulos diferentes dos atuais. Outro avanço que pretende incluir em seus aparelhos é a captura 3D do rosto do usuário para que o aparelho seja ainda mais seguro no quesito do desbloqueio facial.
No que tudo indica, a Oppo, que também possui seus aparelhos no mercado, deverá comercializar esta tecnologia com outras grandes empresas do ramo.
Confira uma demonstração do aparelho:
OPPO's brand new solution for full-screen display – Under-screen Camera (USC) has just been unveiled here at #MWC19 Shanghai! #MoreThanTheSeen pic.twitter.com/k5qEQ3QNta
— OPPO India (@oppomobileindia) 26 de junho de 2019