Você sabia que o seu animal de estimação também pode ser infectado com o novo coronavírus e outras doenças respiratórias que podem causar infecções? Nesta semana tivemos um caso em Hong Kong, onde um cãozinho foi diagnosticado com o vírus.
Porém no caso chinês, o cão não havia apresentado os sintomas, o que torna o contágio da doença ainda mais problemático, mas apenas entre caninos e felinos.
Doenças respiratórias comuns em gatos e cachorros no Brasil, costumam apresentar sinais e é preciso atenção redobrada nestes casos.
Tosse dos canis e complexo felino
A tosse dos canis, que é um problema respiratório em cachorros, ocorre em decorrência de vírus e bactérias, onde entre os principais está o parainfluenza canina. Entre os sinais está a tosse constante, mal estar e também a febre.
Já no caso dos gatos, há o complexo respiratório felino, que ocorre em decorrência também de vírus e bactérias. Os sintomas são febre, mal estar, coriza e espirro.
Em ambos os casos há também a possibilidade dos quadros chegarem a pneumonia. O risco destes problemas é maior em dias frios e secos, abrangendo praticamente todo o período do inverno.
O Brasil não é para amadores! Para ter prioridade no UPA mulher diz ter Coronavírus.
Coronavírus de animais para humanos
Como trata-se de um vírus novo e ele pode sofrer mutações, ainda não foi descartado a possibilidade de infecção de humanos através dos animais de estimação ou vice-versa. Mas até o momento o que se sabe é que isso não seria possível.
Os únicos que podem afetar humanos e humanos para animais são no caso de equinos e suínos, hoje causados pelo vírus influenza.
Ao longo da história vírus localizados em animais conseguiram passar para humanos. Já agentes localizados em humanos ainda não foram capazes de infectar animais, mas devido as mutações destes organismos, não é possível descartar a hipótese.
Como evitar que seu bichinho de estimação fique doente
- Esteja com a vacinação sempre em dia;
- Faça visitas regulares ao veterinário;
- Evite contato dos animais com outros desconhecidos durante um passeio;
- Evite locais fechados e com aglomeração de outros animais;
- Caso tenha mais de um animal de estimação e um fique doente, isole-o do outro;
- Boa alimentação e hidratação. Os bichinhos para estarem fortes à doenças precisam estar bem alimentados;
- Faça tratamentos contra parasitas. Carrapatos, pulgas e outros costumam sugar a vitalidade do animalzinho e comprometer o seu sistema imunológico. Esteja atento quanto a isso.