Segundo o jornal espanhol ´´El País“, Shakira está sendo investigada pela Fazenda da Espanha. A suspeita é de sonegação de impostos, com ela deixando de pagar cerca de R$ 90 milhões de impostos e também de ter distribuído o dinheiro por 14 empresas que são fantasmas, dentro de paraísos fiscais, como nas Ilhas Virgens e nas Ilhas Caymã.
De acordo ainda com esse jornal, no ano de 2011, a cantora chegou a pagar 24 milhões de euros ao governo espanhol, por esse mesmo motivo, que é o de sonegação de impostos e que já havia sido considerada como culpada por sonegar impostos. O assunto já está repercutindo nas redes sociais e também se tornou o mais comentado no Twitter.
No verão passado, a Shakira testemunhou perante o juiz e informou ao inspetor, que não morava na Espanha, ou seja, ela não morava em um local que era específico, indo de um lugar para o outro, como uma nômade que é sem raízes. Foi o que disse o jornal ´´El País“.
O foco dessas novas investigações
As investigações de agora focam nos anos de 2012, 2013 e 2014. O desfalque nesses impostos é avaliado em 14,5 milhões de euros. Devido às empresas não possuírem funcionários ou materiais, essas empresas serviam de fachada para que seja escondida toda a sua fortuna. O Ministério Público da Espanha abriu esse processo, com a cantora sendo acusada de seis crimes que são fiscais.
No processo que foi aberto pelo Ministério Público, os fiscais levaram as fraudes de 2012, 2013 e 2014. Contudo, nesses 3 anos a cantora já embolsou 34,9 milhões de euros e ainda deixou de pagar ao Tesouro Nacional o equivalente a 14,5 milhões de euros.