A partir do mês que vem, é de se esperar uma série de notícias sobre Marte, o famoso planeta vermelho vizinho da Terra no Sistema Solar. É que o mês de agosto será a abertura de uma janela que ocorre apenas de vinte e seis em vinte e seis meses, em que a Terra e Marte se alinham, e se reduz consideravelmente o trajeto entre os dois planetas.
Assim, trata-se do momento ideal para o envio de uma sonda espacial para o planeta que leva o nome do deus greco-romano da guerra. À vista, temos quatro missões que estão prestes a enviar naves espaciais robóticas para o espaço!
Hope: a missão emiradense
Os Emirados Árabes Unidos têm engatilhado o envio de um foguete que levará a sonda Hope para o espaço. O lançamento estava programado para esta terça-feira (14), mas acabou sendo adiado, em virtude de condições meteorológicas desfavoráveis. A próxima tentativa está programada para quinta-feira (16) às 16:43 Eastern Time, ou 17:43 no horário de Brasília. É claro, já será sexta-feira na Ilha Tanegashima, no Japão, onde está localizada a plataforma de lançamento da sonda.
Das quatro missões programadas para este ano, a Hope é sem dúvida a que está mais adiantada. Apesar de ser a de menores proporções, seus procedimentos têm corrido de maneira suave, sem maiores dificuldades, apesar do adiamento do lançamento como medida de precaução.
A diretora por trás do departamento científico da missão, Sarah al-Amiri, de apenas trinta e três anos, é um exemplo de mulher que, com muito esforço, conseguiu seguir a carreira astronômica no ambiente escasso de oportunidades do Oriente Médio. O projeto Hope (“Esperança” em inglês), inclusive, é uma forma de o governo dos Emirados Árabes Unidos tentar estimular uma nova geração a seguir os passos de al-Amiri e buscar carreiras em ciência e tecnologia.
Outras missões: NASA, China e Rússia
Há outras três missões no mapa destinadas a Marte, agendadas para ocorrer nas próximas semanas.
Após uma série de atrasos, a NASA, agência aeroespacial dos Estados Unidos da América, agendou o lançamento do mais novo Rover, o Perseverance, para 30 de julho. Na sequência, a China e a Rússia devem seguir o mesmo caminho, com o lançamento de suas sondas Tianwen-1 e Rosalind Franklin.