Na terça-feira (14), a Spotify lançou seu serviço de streaming de música no maior país do mundo, a Rússia, e outros 12 países: Albânia, Belarus, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Cazaquistão, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia, Eslovênia e Ucrânia. No ano passado, o aplicativo estreou na Índia, o segundo país mais populoso do planeta.
Planos adiantados pela pandemia
Durante a divulgação do resultado do primeiro trimestre, a empresa discutiu o objetivo de lançar na Rússia e na Coréia do Sul, mas não especificou o momento. Após o lançamento, a Spotify agora está em mais de 90 mercados globais.
Devido ao forte crescimento observado durante a pandemia global de coronavírus, a companhia decidiu adiantar os lançamentos.
A Rússia é o décimo sétimo maior mercado de streaming de música no mundo, onde cerca de 87% das pessoas ouvem música online, conforme pesquisa da Federação Internacional da Indústria Fonográfica. Combinado com os outros 12 países, o número de potenciais clientes da plataforma beira os 250 milhões.
Competitividade e podcasts
Gustav Gyllenhammar, vice-presidente de mercados e crescimento de inscrições da Spotify, afirma que a empresa tem uma forte competitividade nos mercados em que adentra.
“Nós podemos ser mais locais que outro competidor global, e ao mesmo tempo mais globais do que competidores locais”, disse em recente entrevista, destacando a capacidade da plataforma de abrir a “janela para o mundo” em benefício tanto de ouvintes quanto de criadores de música.
Além disso, Gyllenhammar afirmou que a companhia vai trabalhar em parceria com distribuidores locais, sem especificar quais, e que já firmou uma série de parcerias com marcas locais para abordar artistas das regiões.
Contudo, os executivos da Spotify ainda não querem entrar com tudo no mercado russo. Em relação aos podcasts, um setor em que a empresa tem investido pesado nos últimos tempos, a Spotify alegou que o mercado consumidor na Rússia ainda é nascente e deve se tornar importante com o passar do tempo.
Na Rússia, um plano Premium de Spotify irá custas 169 rublos, o equivalente a quase 13 reais. No Brasil, paga-se por volta de 17 reais por um plano individual.