Autoridades australianas enviaram um time de emergências médicas, geralmente empregado em regiões de desastres, para casas de idosos e asilos na cidade de Melbourne para ajudar a conter o rápido avanço do surto de coronavírus por lá.
Um sinal de que o surto corre forte e solto no país da Oceania é que o próprio primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, está em auto-isolamento, após o interior da capital Sydney se tornar outro foco da doença.
Até o presente momento, a Austrália tem reportado relativamente menos casos do que muitos outros países, mas uma subida repentina em transmissões entre comunidades nos estados de Victoria e New South Wales acendeu o sinal vermelho para autoridades sanitárias.
Grupo de risco
Na região sudeste do país, o surto no estado de Victoria tem se concentrado em casas de cuidado a idosos. Uma autoridade técnica que cuida da área de saúde, Nick Coatsworth, disse que havia 679 casos ligados às casas, incluindo trabalhadores.
“O número de casos em algumas instituições é substancial e isso vai levar algum tempo para ser superado”, disse Coatsworth à rede de televisão Australian Broadcasting Corp.
Perguntado se a Austrália iria chegar ao nível de mortes que outros países registraram em instituições de cuidado de idosos, Coatsworth apenas ressaltou a necessidade de controlar os surtos o mais rápido quanto possível.
Ainda, o oficial mencionou o envio de um Time Australiano de Assistência Médica (AUSMAT, na sigla em inglês) à região para ajudar a ligar com a crise. Esses times geralmente incluem médicos, enfermeiros, paramédicos e farmacistas.
Em uma instituição de idosos, vários residentes foram transferidos a um hospital por helicóptero na terça-feira (28), ao passo que médicos do exército foram despachados para cobrir a equipe, que estava em auto-isolamento.
Ambientes fechados
Em Sydney, autoridades estão ligando com vários núcleos do vírus que se espalharam em ambientes como bares, restaurantes e escolas.
O gabinete do primeiro-ministro confirmou que um assessor sênior estava entre os que foram aconselhados a se auto-isolarem depois de um surto no subúrbio de Potts Point, no centro da cidade.