De agora em diante quem viajar para o Japão, deverá ficar atento a algumas regras instituídas pelo país com relação ao contato com as gueixas, principalmente na região de Kioto, onde elas são mais tradicionais.
O turista que tirar fotos (sem permissão) e “amolar” as gueixas da região deverão pagar uma multa de US$ 90, hoje cerca de 360 reais. Essa regra chega para atender o pedido dos mais de 300 restaurantes e lojas desta região em específico, que reclamam do lixo, trânsito intenso e também do fumo e bagunça na cidade japonesa.
As gueixas são mulheres com forte maquiagem e roupas tradicionais do Japão feudal. Elas possuem a pele branca, lábios pintados de vermelho e outros detalhes característico. Muitos turistas sem respeito acabam confundindo as coisas, achando que elas possam ser garotas de programa ou abusando da boa vontade das moças.
Luan Santana pede Jade Magalhães em casamento após 11 anos de namoro.
Segundo os comerciantes da região, as multas são uma resposta ao turismo que vem se tornando cada vez mais prejudicial do que benéfico para a região. Em 2018 foram 31 milhões de turistas no Japão, um aumento de quase 10% em relação a 2017.
Jogos Olímpicos de Verão de 2020
As novas regras serão uma forma de precaver com o aumento de turismo na próxima estação, já que Tóquio irá sediar os Jogos Olímpicos de Verão em 2020.
Inclusive um aplicativo já foi lançado, onde irá enviar mensagens em inglês e chinês para os turistas que chegarem ao país. Em Gion região onde está Kioto e a grande concentração de gueixas, o aplicativo irá informar sobre a proibição de fotos com as gueixas, sem que haja uma permissão das mesmas.
Outras regras de boas maneiras também serão enviadas através do app.