A manhã de hoje foi movimentada no acesso principal à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Estudantes trancaram, por cerca de uma hora, o acesso ao campus. A manifestação ocorreu junto à rótula da BR-287, Faixa Nova de Camobi, e causou congestionamento. Fotos divulgadas nas redes sociais e denúncias levaram a Polícia Federal (PF) acompanhar de perto o acontecimento. Isso porque havia manifestantes encapuzados com objetos imitando fuzis.
Conforme o delegado Getúlio de Vargas, a PF acompanha essas situações, registrou os casos e irá analisar os fatos junto ao Ministério Público Federal (MPF). Segundo ele, após análise de documentos será possível avaliar quais medidas são cabíveis.
O principal motivo das manifestações é a contrariedade à PEC 55, que coloca teto nos investimentos em setores importantes, como a Saúde e a Educação pelos próximos 20 anos.