Estímulos econômicos
Sem a previsão do fim da pandemia mundial no horizonte próximo, países desenvolvidos voltam a discutir medidas de estímulos a suas economias.
Nesta segunda-feira nos Estados Unidos, está prevista uma reunião entre Republicanos do Congresso e o presidente Donald Trump, para discutir os termos do que seria o quinto pacote de estímulos, em meio ao vencimento dos anteriores.
Na Europa, segue a discussão entre os países da União Europeia acerca de um fundo de recuperação estimado em 750 bilhões de euros.
Há resistência de alguns países nórdicos acerca de transferências de 500 bilhões a países mais pobres. Há propostas de redução desse valor a 390 bilhões, deixando a outra parcela para concessão de empréstimos condicionais.
O euro reagiu em queda de 0,02%, cotado a 1,1425 dólares às 11:25, horário de Brasília.
Corrida pela vacina bilionária
A empresa farmacológica AstraZeneca está para divulgar resultados de testes clínicos de seu tratamento para Covid-19, que está sendo desenvolvido junto da Universidade de Oxford na Inglaterra.
A revista Business Week, na semana passada, afirmou ser este o protótipo mais avançado entre as vacinas desenvolvidas pela indústria farmacêutica, na corrida pela produção da vacina bilionária contra o coronavírus.
As ações da empresa na bolsa de valores de Nova York tiveram queda de 1,34% em antecipação à divulgação.
Já a empresa holandesa de tecnologia médica Philips observou ganhos de 4,8% em suas ações, atingindo topos de janeiro deste ano, após reportar um aumento da demanda por respiradores.
Petróleo em queda em meio a menor demanda chinesa
Os preços do petróleo bruto começaram a semana em queda, diante da informação de que refinadores chineses vão reduzir a sua atividade em resposta a uma queda na demanda local.
Apesar de recentes números apontarem para a recuperação parcial da economia chinesa, com consequente maior demanda pela commodity, o país passa por apertos em virtude de inundações, o que tende a diminuir as compras.
Os contratos futuros de petróleo WTI caem 0,32% a 40,62 dólares, enquanto o petróleo Brent recua 0,37% a 42,98 dólares.