A situação do coronavírus no mundo inteiro tem feito com que o número de desempregados e de pessoas passando por sérias dificuldades financeiras aumente de forma dramática. No Chile, esse quadro se repete: o país, que já tinha muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, agora também tem um número maior de cidadãos em situação precária.
Foi sabendo de todo esse drama que um dos seus moradores resolveu fazer algo para mudar aquela condição: fã do personagem Batman, ele decidiu se vestir do seu super-herói favorito para fazer obras sociais na cidade de Santiago.
No Instagram, é possível ver registros dele fazendo sopas e as distribuindo a vários chilenos em situação de vulnerabilidade. Por dia, mais ou menos 120 refeições completas são oferecidas aos que têm mais necessidade; em dias de menos trabalho, a quantidade de marmitas cai pela metade, mas há sempre alguma distribuição.
O seu nome verdadeiro não foi revelado, porém, em uma entrevista, ele declarou que está há 45 dias fazendo esse trabalho e que já teve a oportunidade de ajudar muitas pessoas que estão sem dinheiro para manter a alimentação da família ou que moram nas ruas, o que é muito gratificante.
No Brasil, há instituições sociais fazendo o mesmo, mas muitas das que se envolvem nesse tipo de assistência são igrejas de várias denominações.
Coronavírus no Chile
Atualmente, o Chile tem 10.395 mortes por coronavírus, com aumento de 55 nas últimas 24 horas; além disso, o país registra 383.902 de casos confirmados da doença, com aumento de 1.1791 de ontem para hoje.
Passando cinco meses em isolamento social muito restrito, o país da América do Sul começou há pouco a retomar as suas atividades econômicas, mas com grandes restrições.
A população chilena também segue sendo orientada de forma bem parecida com o que os brasileiros ouvem: usar máscara por um máximo de 4 horas, trocando-a logo depois, praticar o distanciamento social e manter a higienização das mãos com álcool em gel.